Seus Pacientes Marcam consultas e não Comparecem?

Seus Pacientes Marcam consultas e não Comparecem?

Com toda a certeza, um dos principais problemas que todo médico enfrenta, não importa a sua especialidade, é quando seus pacientes marcam consulta e não comparecem.


No Brasil, o número de pacientes que não comparecem a uma consulta pré-agendada, é de aproximadamente 23,51%, o que é uma porcentagem considerável, e é um dos problemas mais frequentes enfrentados em clínicas médicas, em sua maioria os pacientes que não comparecem a uma consulta, não sofrem nenhum tipo de efeito punitivo, como o pagamento de uma multa, por exemplo, isso contribui para que o número de não comparecimento seja tão alto.


Esse problema é comum pela falta de compromisso por parte dos pacientes, que desconsideram o horário que o profissional se dispôs a atendê-lo, que poderia ter sido preenchido por outra pessoa.


Considerando que você, como médico, além de ser um profissional da saúde, é ainda é um empresário e gestor, o tempo que passa ocioso trata-se de dinheiro perdido. Como um bom gestor precisa acompanhar de perto como estão os seus índices de cancelamentos de consultas e pensar em estratégias para evitar que seus pacientes não façam cancelamentos futuros.


Esse artigo tem com objetivo lhe trazer algumas dicas de como é possível resolver esses contratempos.


Tenha indicadores do seu consultório



Uma dica importante para evitar essa situação em que seus pacientes marcam consulta e não comparecem é ter indicadores do seu consultório.


Isso significa que é extremamente importante utilizar algum software que entregue, de forma clara e fácil, as informações mais relevantes sobre o tema, há diversos softwares que podem ser utilizados, com formas diferentes pelas quais as informações podem ser entregues para você, como por e-mail ou na própria plataforma.


É essencial que dentre as informações disponíveis, você tenha em mãos as estatísticas tanto de cancelamento quando de não comparecimento ao seu consultório, isso permitirá que você identifique facilmente a causa desses problemas, o que facilita pensar e encontrar uma solução para resolver essas situações.


Necessidade de inovar



O seu serviço na clínica de cirurgia plástica, possui valor agregado, ou seja, ele deve ser bem mais valoroso ao cliente do que apenas o preço que ele está pagando pela consulta ou procedimento, tem a ver com os benefícios gerados ao mesmo.


Isso diz respeito, ao cliente sentir-se bem atendido para que ele se sentia acolhido e sempre retorne, evitando assim o não comparecimento ou cancelamento de futuras consulta.


De uma forma geral, muitos pacientes reclamam do método de atendimento tradicional/básico oferecido em consultórios ou clínicas médicas, a maior parte deles já começa mal a partir do contato via telefone com o paciente no agendamento, e acaba aumentando no tempo de espera, na pré-consulta ou muitas vezes a insatisfação ocorre até mesmo no momento da consulta.


Assim, o normal é que esse tipo de atendimento tradicional, que não agrega valor ao paciente e foca apenas no resultado para a clínica, tenda a cair em desuso.


Portanto, faz-se necessário inovar e entregar mais valor no atendimento aos pacientes, transmitindo uma maior sensibilidade, tendo profissionais proativos e interativos, bem como uma boa infraestrutura geral na sua clínica/consultório.


Fidelizando seus pacientes



Para garantir que não ocorrerá mais casos em que seus pacientes marcam consulta e não comparecem, você precisa realizar a fidelização dos mesmos.


Fidelizar clientes/pacientes é muito importante para qualquer clínica ou consultório, trazendo inúmeras vantagens ao seu negócio, você deve levar em consideração, a satisfação do seu paciente, o tempo de espera para atendimento e a taxa de retorno.


É o caso, por exemplo, de ter uma agenda sempre cheia (sem cancelamentos ou não comparecimentos), redução de custos (já que fidelizar é menos custoso do que atrair) e a melhora na relação médico-paciente.


E como realizar essa fidelização?


Ao investir em um software moderno para seu consultório, você conseguirá aumentar a produtividade, reduzir os erros, oferecer maior segurança e aumentar a satisfação do paciente.


Portanto, ele servirá para descomplicar o atendimento no seu consultório, permitir que você invista mais tempo nos seus pacientes e consequentemente aumentar seu faturamento.


Nós da AGENDE, oferecemos um meio para que você consiga fidelizar seus pacientes, através de um aplicativo que lhe auxiliará nesse processo.


O nosso aplicativo, permite que cada clínica possa criar modelos de gerenciamento de acordo com suas necessidades.


Segue algumas formas de agir para evitar que os pacientes esqueçam de sua consulta ou façam cancelamentos das mesmas:

  • Enviar lembrete com 3 dias e antecedência da consulta ou procedimento;
  • Enviar lembrete com 1 dia de antecedência da consulta ou procedimento;
  • Personalizar e mandar algumas orientações antes da consulta com dias ou horas de antecedência;
  • Estabelecer uma política de cobrança para cancelamentos de consultas e procedimento na clínica;
  • Auxiliar seu paciente a chegar até a clínica, através do recurso de geolocalização do APP;


Nos somos “Especialista em Tecnologias” para atendimentos em clínicas de “Cirurgia Plástica e Dermatologia”.


Nós entregamos soluções que vão além de um software, nós focamos em ajudar a organizar a sua clínica/consultório usando a Transformação Digital em clínicas Médicas do futuro, portanto, seja uma “Clínica 4.0”.


Conclusão



Como você viu, um grande problema enfrentado pelas clínicas e consultórios é ver que seus pacientes marcam consulta e não comparecem, o que traz muitos prejuízos.


Neste texto, nós focamos em mostrar algumas dicas de como fazer para evitar que isso ocorra, contornando assim a situação.


Portanto, coloque-as em prática e conte conosco da AGENDE TECNOLOGIAS, para auxiliá-lo nesse processo de mudanças através do nosso aplicativo, permitindo que seu consultório passe a ter um menor número de pacientes faltosos.


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