
Sua Clínica 4.0!
A tecnologia, cada vez mais, faz parte da vida de todas as pessoas e
isso pode ser sentido, inclusive, na área da saúde e é por isso
que é importante os médicos saberem a essencialidade de ter a
sua clínica
4.0.
Quando os profissionais da saúde têm a tecnologia a seu favor, fica muito
mais fácil ter uma rotina com maior produtividade, melhorando o
atendimento e a experiência dos pacientes.
E tudo isso passa pela revolução proporcionada pela área
tecnológica, que pode ser traduzida, de um modo geral, pela
indústria 4.0.
Mas o que isso significa? Como é possível melhorar o atendimento e
proporcionar que sua
clínica 4.0
tenha sucesso?
Para saber tudo sobre esse tema, você não pode deixar de acompanhar esse
artigo completo que preparamos.
Leia até o final e domine o assunto!
Indústria
4.0
O termo indústria 4.0 surgiu há não muito tempo, mas já tornou-se
bastante comum e está cada dia mais presente no vocabulário
popular.
Em termos gerais, esse termo significa a aplicação das novas
tecnologias que vão surgindo nas indústrias, ou seja, nos processos
industriais principais.
Com isso, surge a automação de tarefas, que facilita não só o mundo
industrial, mas no dia a dia da vida das pessoas, bem como o maior
controle sobre informações e dados em geral.
Assim, percebe-se que a indústria 4.0, também chamada de quarta revolução
industrial, através da inteligência artificial busca entregar uma
melhor experiência às pessoas, de um modo geral.
Essa inovação pode ser sentida, por exemplo, em clínicas médicas, onde
as transformações digitais permitem o surgimento da sua clínica
4.0, atendendo e satisfazendo melhor
os pacientes.
Isso significa que o método tradicional de atendimento e
funcionamento das clínicas médicas não irá durar por muito mais
tempo.
Ou seja, cada vez mais os consultórios médicos precisam de soluções
tecnológicas, ou começarão a perder espaço para os concorrentes,
e eu acredito que não é isso que você deseja.
Atendimento
Tradicional
No atendimento tradicional, ainda é comum o balcão de atendimento,
onde as atendentes ou recepcionistas trabalham com um grande acúmulo
de tarefas.
Entre as muitas funções, é comum vê-las atendendo um paciente que
chegou, fazendo o cadastro do mesmo (muitas vezes ainda manualmente)
enquanto o telefone não para de tocar.
Isso faz com que a profissional não consiga atender bem nenhum dos
pacientes, nem os que estão buscando marcar consultas, nem aqueles
que estão lá para serem atendidos no momento.
Esse método faz com que muitos pacientes, após a primeira experiência
negativa, não voltem mais ao local, ou seja, você acaba por
perdê-los para a concorrência.
Situações
recorrentes
Em clínicas de cirurgia plástica, é comum ver situações recorrentes
que acabam por afetar a experiência das pacientes, bem como
atrapalham a imagem do local.
É o caso, por exemplo, de técnicas ou técnicos de enfermagem que
durante uma nova consulta do médico, ficam ociosas invés de dar
atenção aos pacientes ou mesmo tirar dúvidas dos mesmos, isso
contribui para aumentar o nível de insatisfação e causa uma “fuga”
do consultório em uma próxima consulta.
Além disso, quando os seus pacientes não são
bem atendidos ou não recebem a atenção devida, é comum que passem
a buscar as atendentes para fazer reclamações, como as mesmas
precisam ficar atrás do balcão de atendimento o tempo todo,
atendendo telefonemas e realizando várias tarefas simultaneamente,
muitas vezes não podem atender eficientemente os pacientes
presentes, e elas ainda acabam sendo atrapalhas pelos mesmos.
O resultado é, por exemplo, a marcação de consultas da forma errada,
o que pode atrapalhar ainda mais a imagem da sua clínica médica.
O que fazer para melhorar o atendimento

Com tudo isso, dá para perceber que não é possível ficar de braços
cruzados vendo a imagem da sua clínica sendo manchada.
Uma forma de melhorar o atendimento é investir em treinamentos na área
de atendimento ao cliente envolvendo toda a sua equipe, o que
permitirá a ela ter uma melhor experiência com seus pacientes.
Outra dica é reduzir a carga sobre as secretárias ou atendentes,
retirando, por exemplo, a necessidade de atender telefonemas para
marcação de consultas.
Isso pode ser realizado por um meio que seja mais eficiente, como é o
caso de um aplicativo que permita o agendamento de consultas pelo
paciente de forma online.
Assim, sua funcionária terá muito mais tempo para atender o paciente que
chega até a clínica.
O atendimento de forma mais pessoal e realizado de modo personalizado
tende sempre a satisfazer muito qualquer cliente.
Como nossa solução pode ajudar
Quer saber como podemos ajudar você a tornar a
sua clínica
4.0?
É fácil, pois possuímos uma solução que tende a ajudar qualquer
profissional que queira trazer a inovação para o consultório.
O bom atendimento, no conceito “sua clínica 4.0”, começa antes mesmo do primeiro atendimento, no agendamento, seu paciente está avaliando tudo sobre sua clínica antes mesmo antes de ligar para você buscando uma consulta.
Assim, faz-se necessário que você tenha uma forma de realizar a divulgação
efetiva das suas especialidades médicas e a divulgação de
depoimentos de clientes satisfeitos com sua clínica, por exemplo.
Além disso, você pode descobrir por quais motivos as suas consultas não
se convertem nos procedimentos e/ou cirurgias esperadas.
Isso pode ser feito através de pesquisas, realizadas logo após a
consulta médica, de modo a compreender detalhes do atendimento pela
visão do paciente.
Para isso, você pode contar com nossa empresa, a Agende Tecnologias, que
é “Especialista em Tecnologias”
para atendimentos em clínicas de “Cirurgia
Plástica e Dermatologia”.
Nós entregamos a você soluções que vão muito além de um software,
nosso objetivo é realmente organizar a sua clínica ou consultório.
Ou seja, trazemos a “Transformação
Digital” em clínicas médicas do
futuro, transformando sua clínica em uma “Clínica
4.0”.
Conclusão
Como você viu, cada vez mais torna-se
necessário que profissionais médicos, como é o seu caso, invistam
na transformação tecnológica de seus consultórios/clínicas.
Neste texto, mostramos quais são os principais problemas acarretados pelo
método de atendimento tradicional, bem como as vantagens da
implantação da tecnologia para melhorar a experiência dos seus
pacientes.
Conte com nossa solução, pois a Agende
Tecnologias é especialista em
promover a revolução digital em clínicas de cirurgia plástica.
Gostou do artigo de hoje sobre sua clínica
4.0?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo
nos comentários para que possamos ajudá-lo.