
4 estratégias para melhorar a qualidade do atendimento de seu consultório ou clínica médica
Você, como gestor de um consultório ou clínica médica, já deve ter ouvido que, atualmente, os pacientes estão cada vez mais exigentes. Além de estarem preocupados com a qualidade do serviço, os pacientes estão sempre atentos ao atendimento prestado pelos profissionais. E quem pensa que o atendimento se baseia apenas na relação entre paciente e médico está bastante enganado. O atendimento dos clientes começa desde o primeiro contato com a clínica.
Os profissionais da recepção são, de maneira geral, os primeiros a estabelecerem contato com os pacientes. Seja para tirar dúvidas ou para agendar uma consulta, os clientes entram em contato com as secretárias e esperam ser bem atendidos, seja por ligação, pessoal ou virtualmente. Além disso, o atendimento engloba aspectos físicos da clínica, como conforto, recursos disponibilizados e vantagens, a exemplo do estacionamento próprio.
O compromisso do médico com os pacientes, tais como o cumprimento dos horários, também é parte do atendimento. Desse modo, como você pôde perceber, o atendimento passa por todas as etapas do cliente dentro da clínica ou consultório médico, que começa com o agendamento de um horário e termina com o pós-consulta.
Para que seus pacientes fiquem ainda mais satisfeitos com o atendimento prestado pelos profissionais de seu consultório, abaixo você encontra quatro importantes estratégias. Confira:
Treinamento da equipe
O treinamento da equipe é um dos pontos primordiais para tornar o atendimento de sua clínica eficiente e atrativo para os pacientes. Contudo, antes disso, é necessário estabelecer políticas internas, com normas e valores que devem ser seguidos por todos os profissionais. No treinamento, cada um deve receber instruções de acordo com a função que exerce. As secretárias, por exemplo, costumam ser as primeiras a estabelecerem contato com os pacientes e, por isso, devem ser treinadas para tirar dúvidas e passar uma ótima primeira impressão.
Profissionais da limpeza, colaboradores do departamento financeiro e médicos também deve ser treinados. Desse modo, o melhor jeito de treinar sua equipe é por meio de cursos personalizados, que podem ser presenciais e on-line. Além disso, palestras e workshops são uma boa alternativa.
Pesquisas de satisfação
Se você quer saber o que seu paciente pensa sobre o atendimento de sua clínica, as pesquisas de satisfação podem ser excelentes meios. O questionário pode ser disponibilizado em papel na recepção do consultório ou virtualmente, podendo ser acessado pelo cliente após a consulta. As perguntas do documento devem incluir o nível de satisfação do paciente com o atendimento na recepção, o atendimento telefônico, o tempo de espera, o contato com o médico e todos os demais aspectos que interferem na qualidade dos serviços prestados.
A elaboração do questionário é fácil e participar de pesquisas de satisfação faz que os clientes se sintam parte do negócio, contribuindo para a melhora do atendimento em todas as etapas dentro do consultório. Depois de respondidas, as pesquisas devem ser analisadas pelo gestor, para que os pontos positivos e negativos sejam levados em consideração na manutenção ou na mudança da qualidade dos serviços.
Atendimento humanizado
O contato direto entre os profissionais e os pacientes pode ser um grande diferencial da sua clínica. Isso porque o atendimento humanizado pode fazer com que o cliente se sinta acolhido e bem recebido pelo consultório. Quanto mais confortável o paciente se sente com os profissionais que o atendem, maiores são as chances de satisfação com os serviços.
Superar as expectativas é uma ótima forma de prestar um atendimento humanizado. Para isso, os profissionais devem ser cordiais, educados e muito simpáticos, sempre dispostos a sanar dúvidas e a fazer que o paciente se sinta bem enquanto estiver na clínica.
Tecnologia
Por último, mas não menos importante, é necessário que o gestor da clínica invista em tecnologia. Softwares, sistemas e aplicativos de gestão de consultórios médicos conseguem prestar um atendimento de excelência para os pacientes. Seja no agendamento de horários ou no atendimento pós-consulta, a tecnologia melhora a comunicação entre cliente e clínica. Além disso, ao realizar tarefas simples de forma tecnológica, os softwares permitem que os colaboradores tenham um melhor desempenho em suas funções, apresentando mais produtividade e eficiência.
A Agende Tecnologias é especialista na gestão de clínicas e consultórios médicos. Referência no segmento, a marca oferece soluções que passam por todas as etapas de atendimento ao paciente, garantindo mais satisfação. Agendamento de consultas, prontuário eletrônico e acompanhamento pós-atendimento são algumas das funcionalidades disponíveis no aplicativo.
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