
Aprenda a estabelecer um bom relacionamento com seus pacientes
A construção de um bom relacionamento com os pacientes é um fator muito importante para garantir o retorno, tanto financeiro quanto do próprio paciente. Por isso, é imprescindível trabalhar para que ele se sinta à vontade e bem recebido em sua clínica. Além disso, ter um bom relacionamento com os clientes pode te trazer ainda mais benefícios, já que um cliente satisfeito tende a recomendar o seu consultório para amigos e familiares.
Mas, o que você pode fazer para obter sucesso na construção de um relacionamento positivo? Embora muitos médicos ainda não tenham aderido ao uso das tecnologias no dia a dia, utilizar com sabedoria as ferramentas disponíveis pode ser a chave para muitos consultórios alcançarem o sucesso. Acompanhe:
Como começar? Ouvindo
Antes de tudo, comece a focar menos no problema e mais no seu paciente. Embora a tecnologia ajude, nada substitui o tratamento humanizado. Por isso, esteja pronto para solucionar possíveis conflitos, já que toda relação humana está sujeita a complicações. No meio médico, isso não é diferente.
Escute e estabeleça uma interação com o seu paciente, independente de qualquer situação. No momento do atendimento, é necessário ouvir atentamente o que ele tem a dizer. Considere que ele só te procurou porque, para ele, existe um ótimo motivo para falar contigo.
Evite atrasos
Nenhum cliente gosta de esperar – e seu paciente não é diferente. Seja em atendimento presencial ou teleconsulta, a pontualidade é a chave para oferecer um atendimento de boa qualidade. Para evitar atrasos, é importante seguir à risca a sua agenda médica e só atrasar em caso de imprevistos incontornáveis.
Faça um bom pós-atendimento
A consulta não termina depois que o paciente sai pela porta do seu consultório. Oferecer um pós-atendimento de boa qualidade é essencial para fidelizar os clientes da sua clínica. Ligar para saber como o paciente está, alguns dias depois da consulta, traz conforto e satisfação.
Diversifique os canais de comunicação
Não fique refém do telefone. Em uma era como a nossa, em que a tecnologia ocupa um espaço cada vez maior na vida das pessoas, mais de 80% da população brasileira tem acesso à internet – ao menos por dispositivos móveis e aplicativos, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Comunicar-se com o cliente por WhatsApp às vezes evita problemas embaraçosos, como ligar em uma má hora ou no meio do expediente do paciente, então é importante variar o modo de atendimento conforme for conveniente.
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