
Padronização dos processos internos permite organização e agilidade nos atendimentos
Se você possui um consultório, é bem provável que já tenha ouvido falar em padronização dos processos internos.
Quando isso não ocorre, torna-se difícil o atendimento eficiente,
resultando em um atendimento deficitário que tende a frustrar seu
paciente.
Esse problema surge, principalmente, quando ocorre a demissão ou a troca
de colaboradores dentro da equipe.
Em situações como essa, é realizado uma qualificação para incluir o novo colaborador na equipe, mas o atendimento não permanece o mesmo,
por melhor que seja o treinamento.
Além disso, um treinamento tem custo e leva tempo até ser realizado
adequadamente, o que acaba gerando prejuízos para a sua clínica.
Por conta disso, hoje, mais do que nunca, a necessidade de ter um
sistema, onde haja uma padronização dos processos internos é
essencial.
Isso evita que aconteçam mudanças significativas nos padrões de
atendimento, que pode acorrer quando há troca ou demissões de
colaboradores.
Mas como é possível encontrar um sistema como esse? Continue
acompanhando esse artigo até o final para saber mais sobre o
conteúdo!
Como manter a padronização dos processos internos

Não há dúvidas de que um dos maiores problemas das
clínicas/consultórios é a manutenção dos padrões dos
processos internos.
A troca de colabores, mesmo entre turnos em um mesmo local de trabalho,
por exemplo, costuma impactar em mudanças sentidas pelos pacientes.
Desse
modo, a luta dos médicos que possuem suas próprias clínicas é,
justamente, manter o padrão desses processos da melhor maneira
possível.
E isso, hoje em dia, fica mais fácil de ser alcançado com a presença
das tecnologias na área da saúde.
Ao possuir um sistema próprio para essa finalidade, é possível aumentar a produtividade na sua clínica e, consequentemente, também trazer maior inovação dentro do seu mercado de atuação.
A tecnologia tem proporcionado que os médicos tenham melhores resultados, desde que eles saibam fazer bom uso dela.
Quando você possui um bom sistema dentro da sua clínica, há a
possibilidade de promover a otimização de diversas áreas dentro
dela.
É o caso, por exemplo, de melhorar a padronização dos processos
referentes ao atendimento ao paciente, desde o momento que ele chega
na clínica até a sua saída.
Assim, você passará a se preocupar menos com os processos internos do
consultório e terá uma maior liberdade para focar no atendimento do
seu paciente, proporcionando a ele um excelente atendimento.
Desse modo a chance de você ter um feedback positivo e que esse paciente saia satisfeito e indique a sua clínica para outras pessoas é muita alta.
Melhorias dos processos internos com um sistema
Mas quais seriam, de fato, as melhorias ocasionadas, pelo uso de um sistema, nos processos internos da sua clínica?
A primeira delas, com toda a certeza é a qualidade das consultas,
ocasionada pela existência de prontuários eletrônicos.
Esses prontuários servem para reunir as principais informações e o
histórico do paciente, e veio para substituir os prontuários de
papel, que podem ser extraviados e ter dificuldades para encontrar.
Ao saber o histórico médico do paciente, o médico poderá atendê-lo
com mais agilidade e eficácia, evitando fazer questionamentos que já
estejam registrado em seu prontuário.
Além disso, a consulta também fica mais ágil, sem precisar de toda
aquela demora existente para fazer a anamnese inicial.
Outra excelente funcionalidade de um sistema é a redução das faltas/não
comparecimentos ou cancelamentos de consultas por parte dos
pacientes.
Você pode fazer o envio de mensagens com a confirmação das consultas via
aplicativo.
Apenas com essas simples mudanças, já é possível reduzir em aproximadamente 20 % o número de pacientes faltosos na sua clínica.
Quando um paciente não confirma a consulta, o sistema já muda o status do
mesmo para cancelado, não necessitando de uma ligação e a mudança
manual pela secretária.
Assim, você já consegue “liberar” a secretária para que ela possa fazer outras tarefas, em vez de ficar confirmando consultas, por exemplo.
A própria sala de espera da sua clínica, ao utilizar um sistema
eletrônico, vai ficar mais organizada, o que é possível graças à
otimização do tempo das recepcionistas, secretárias e
consequentemente trazendo um aumento na produtividade delas.
Com tudo isso, você passa a ter um sistema único de gestão, garantindo
que os processos internos sejam padronizados.
Isso proporcionará uma maior organização e agilidade nos atendimentos
da sua clínica, fidelizando o seu paciente.
Conclusão
Como você viu, hoje as clínicas não podem mais perder tempo e dinheiro com a falta de padronização dos seus processos internos, e isso é normal quando se troca colaboradores ou os mesmos são demitidos.
Neste texto, mostramos como é possível realizar essa padronização, por
meio do uso de um sistema próprio, aumentando a organização e
agilidade dentro da sua clínica.
Se você quer contar com um sistema como esse, nós, da AGENDE
TECNOLOGIAS, possuímos a solução para que sua clínica otimize
os resultados.
Conheça nosso APLICATIVO específico para essa finalidade e comece,
hoje mesmo, a fazer sua clínica crescer.
Gostou do artigo de hoje sobre a padronização dos processos internos
da sua clínica?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva abaixo nos
comentários para que possamos ajudá-lo.