Padronização dos processos internos permite organização e agilidade nos atendimentos

Padronização dos processos internos permite organização e agilidade nos atendimentos


Se você possui um consultório, é bem provável que já tenha ouvido falar em padronização dos processos internos.


Quando isso não ocorre, torna-se difícil o atendimento eficiente, resultando em um atendimento deficitário que tende a frustrar seu paciente.


Esse problema surge, principalmente, quando ocorre a demissão ou a troca de colaboradores dentro da equipe.


Em situações como essa, é realizado uma qualificação para incluir o novo colaborador na equipe, mas o atendimento não permanece o mesmo,

por melhor que seja o treinamento.


Além disso, um treinamento tem custo e leva tempo até ser realizado adequadamente, o que acaba gerando prejuízos para a sua clínica.


Por conta disso, hoje, mais do que nunca, a necessidade de ter um sistema, onde haja uma padronização dos processos internos é essencial.


Isso evita que aconteçam mudanças significativas nos padrões de atendimento, que pode acorrer quando há troca ou demissões de colaboradores.


Mas como é possível encontrar um sistema como esse? Continue acompanhando esse artigo até o final para saber mais sobre o conteúdo!


Como manter a padronização dos processos internos


Não há dúvidas de que um dos maiores problemas das clínicas/consultórios é a manutenção dos padrões dos processos internos.


A troca de colabores, mesmo entre turnos em um mesmo local de trabalho, por exemplo, costuma impactar em mudanças sentidas pelos pacientes.


Desse modo, a luta dos médicos que possuem suas próprias clínicas é, justamente, manter o padrão desses processos da melhor maneira possível.


E isso, hoje em dia, fica mais fácil de ser alcançado com a presença das tecnologias na área da saúde.


Ao possuir um sistema próprio para essa finalidade, é possível aumentar a produtividade na sua clínica e, consequentemente, também trazer maior inovação dentro do seu mercado de atuação.


A tecnologia tem proporcionado que os médicos tenham melhores resultados, desde que eles saibam fazer bom uso dela.


Quando você possui um bom sistema dentro da sua clínica, há a possibilidade de promover a otimização de diversas áreas dentro dela.


É o caso, por exemplo, de melhorar a padronização dos processos referentes ao atendimento ao paciente, desde o momento que ele chega na clínica até a sua saída.


Assim, você passará a se preocupar menos com os processos internos do consultório e terá uma maior liberdade para focar no atendimento do seu paciente, proporcionando a ele um excelente atendimento.


Desse modo a chance de você ter um feedback positivo e que esse paciente saia satisfeito e indique a sua clínica para outras pessoas é muita alta.


Melhorias dos processos internos com um sistema


Mas quais seriam, de fato, as melhorias ocasionadas, pelo uso de um sistema, nos processos internos da sua clínica?


A primeira delas, com toda a certeza é a qualidade das consultas, ocasionada pela existência de prontuários eletrônicos.


Esses prontuários servem para reunir as principais informações e o histórico do paciente, e veio para substituir os prontuários de papel, que podem ser extraviados e ter dificuldades para encontrar.


Ao saber o histórico médico do paciente, o médico poderá atendê-lo com mais agilidade e eficácia, evitando fazer questionamentos que já estejam registrado em seu prontuário.


Além disso, a consulta também fica mais ágil, sem precisar de toda aquela demora existente para fazer a anamnese inicial.


Outra excelente funcionalidade de um sistema é a redução das faltas/não comparecimentos ou cancelamentos de consultas por parte dos pacientes.


Você pode fazer o envio de mensagens com a confirmação das consultas via aplicativo.


Apenas com essas simples mudanças, já é possível reduzir em aproximadamente 20 % o número de pacientes faltosos na sua clínica.


Quando um paciente não confirma a consulta, o sistema já muda o status do mesmo para cancelado, não necessitando de uma ligação e a mudança manual pela secretária.


Assim, você já consegue “liberar” a secretária para que ela possa fazer outras tarefas, em vez de ficar confirmando consultas, por exemplo.


A própria sala de espera da sua clínica, ao utilizar um sistema eletrônico, vai ficar mais organizada, o que é possível graças à otimização do tempo das recepcionistas, secretárias e consequentemente trazendo um aumento na produtividade delas.


Com tudo isso, você passa a ter um sistema único de gestão, garantindo que os processos internos sejam padronizados.


Isso proporcionará uma maior organização e agilidade nos atendimentos da sua clínica, fidelizando o seu paciente.


Conclusão


Como você viu, hoje as clínicas não podem mais perder tempo e dinheiro com a falta de padronização dos seus processos internos, e isso é normal quando se troca colaboradores ou os mesmos são demitidos.


Neste texto, mostramos como é possível realizar essa padronização, por meio do uso de um sistema próprio, aumentando a organização e agilidade dentro da sua clínica.


Se você quer contar com um sistema como esse, nós, da AGENDE TECNOLOGIAS, possuímos a solução para que sua clínica otimize os resultados.


Conheça nosso APLICATIVO específico para essa finalidade e comece, hoje mesmo, a fazer sua clínica crescer.


Gostou do artigo de hoje sobre a padronização dos processos internos da sua clínica?


Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva abaixo nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Seja o primeiro a comentar

Desculpe, os comentários estão desabilitados nesse momento.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?