O que é capital humano nas organizações?

O que é capital humano nas organizações?

Em um mercado cada vez mais competitivo, os gestores já sabem que o diferencial de uma empresa está nas estratégias de captar, reter, desenvolver e aproveitar toda a potencialidade das pessoas.  A gestão do recurso humano caminha entre o levantamento do potencial dos profissionais, pelo desenvolvimento das habilidades e pela capacitação necessária. 


Se as companhias, indiferente do porte, ignorarem a importância da gestão de pessoas, estarão fadadas ao fracasso a longo prazo, pois não alcançarão os resultados esperados, pendendo assim, para a concorrência.

A gestão de pessoas com foco no capital humano traz muitos benefícios para as empresas, entre eles: 

– Melhora na qualidade e produtividade das equipes;

– Retenção de talentos; 

– Equilíbrio entre as expectativas dos profissionais e da empresa;

– Desenvolvimento de novos líderes;

– Aumento do comprometimento para alcançar os objetivos empresariais;

– Aumento dos fatores motivacionais e desempenho das pessoas;

– Otimização no clima organizacional e qualidade das relações de trabalho;

– Profissionalização dos processos de mudança e gestão organizacional.


Como medir e gerenciar o capital humano nas empresas?

Mensurar as potencialidades do capital humano nas organizações é importante para criar estratégias e potencializar o desempenho individual e coletivo dos colaboradores, elevando a produtividade de toda a empresa. 


Veja a seguir, exemplos de indicadores que podem te ajudar a medir o desempenho do capital humano nas organizações:

– Absenteísmo: mede o índice de ausência dos colaboradores. Nesse caso, é necessário compreender quais os motivos que levam o colaborador a se ausentar frequentemente.

– Competências: o indicador de competências aponta talentos, aspectos relacionados às habilidades técnicas, emocionais e perfis de liderança.

– Desempenho: esse indicador diz respeito à soma dos esforços individuais e em equipe, que determina os resultados de cada área. Com esse fator, é possível identificar os profissionais que mais se destacam e os que precisam de desenvolvimento.

– Rotatividade: o indicador é um sinal de alerta para qualquer organização. Isso porque, a alta rotatividade impacta a saúde financeira e a prosperidade do negócio no curto e longo prazo. Com isso, entendemos a importância de promover a saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Nos conte como você faz a gestão do capital humano na organização.